Arroz pra dois

Pois então, vou falar um pouco de basicão também, ok?
Fazer arroz é simples, e existem vários jeitos de se fazer. Essa aqui é a receita pra fazer arroz branco ou amarelão, desses comuns que você encontra no supermercado. Arroz pra risoto, arroz selvagem e integral são um pouco diferentes, mas é só questão de adaptação. E vou ensinar a fazer de dois jeitos: no fogão e no microondas. Assim você para de só esquentar leite e pizza nessa caixa radioativa!

Ingredientes
- 2 xícaras (chá, cheias) de arroz branco ou amarelão
- 4 xícaras de água
- 1 colher (chá, cheia) de sal
- 1 colher (sobremesa, cheia) de óleo (ou um fio generoso de óleo na panela)

OPCIONAL:
- 1 dente de alho moído ou picado bem pequeno
- 1 cebola pequena ralada ou cortada bem pequena
ou
- Tempero pronto, Sazon (da Ajinomoto) para arroz ou Meu Segredo (da Maggi) ou outro de sua preferência. Se usar Sazon normal, o seu arroz vai ficar cor-de-rosa.

Como faz pra começar?
Se você foi muquirana e comprou um arroz daqueles baratinhos, vai ter que escolher os grãos antes de começar. Espalhe a xícara sobre a mesa e limpa, e vá tirando pedaços de casca, pedrinhas, grãos escuros e coisas estranhas que estiverem no arroz. Depois de escolhido, lave bem num escorredor apropriado para arroz. Ele parece uma tigela com furos pequenos embaixo, ou tem um outro com um formato típico de escorredor de arroz que a sua mãe ou tia usava. Compre um desses antes de começar qualquer coisa, claro.
Se comprou um arroz bom, só vai precisar lavar e escorrer.

Como faz no fogão?
Se você vai usar os opcionais, frite a cebola e, quando ela começar a ficar transparente, acrescente o alho.
Quando o alho começar a ficar mais claro e a cozinha estiver com um cheiro super bom, você chegou ao ponto. Não deixe o alho queimar pra não ficar com gosto forte. Coloque o arroz e frite um pouco junto com o alho e a cebola. Misture bem e acrescente a água. Tempere com o sal e mexa novamente.
Se você não usou a cebola e alho, mas ainda quer dar um gosto diferente, é agora que você coloca um pacotinho de Sazon ou um "palito" de Meu Segredo.
Tampe, e deixe em fogo médio por uns 15 minutos. Deixe quieto, não precisa ficar mexendo. Depois desse tempo, abra a tampa e dê uma olhada. A água vai secando e o arroz vai crescendo. Ele fica pronto quando não estiver mais durinho, então pegue um garfo e prove. Se não estiver "al dente", está pronto.

Como faz no microondas?
Pegue uma vasilha plástica alta ou compre um arrozeira pra microondas. VocÊ não vai se arrepender desse investimento, ainda mais porque esse utensílio é bem barato!
Coloque na arrozeira, o arroz, o sal e o óleo. Se quiser, coloque o Sazon ou o Meu Segredo agora também. Mexa bem estes ingredientes para misturar, e então adicione a água. Tampe a arrozeira e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos, em potência máxima.
Quanto terminar, dê uma olhada. Se ainda tiver muita água no fundo, deixe mais um minuto. Retire do microondas e deixe "descansar" por uns 5 minutos. O arroz vai terminar de absorver a água e cozinhar.
Desse jeito é tiro e queda, e você nunca vai queimar o arroz! E enquanto ele cozinha no microondas, você pode ir fazendo outra coisa no fogão ou no forno sem se preocuapr com ele.
Sim, eu gosto do arroz de microondas!

Dica 1: se for fazer porções maiores, a proporção arroz:água é sempre de 1:2, ou seja, uma medida de arroz para duas medidas de água. Uma xícara dá para 2 pessoas, então se você quer fazer porção pra 4, vai usar 2 xícaras de arroz e quantas de água? Isso mesmo, 4 xícaras de água! Ajuste o sal e o óleo a seu gosto, mas uma colher de sopa, rasa de sal já faz o serviço.

Dica 2: queimou o arroz, mané? Retire e salve rapidamente o arroz de cima sem raspar o fundo. Se ficou com gosto, corte um pedaço generoso de pão amanhecido e deixe numa panela com o arroz que vocÊ salvou. O gosto fica no pão. Molhe o pão no leite e dê para o seu cachorro. Ele agradece.

Dica 3: se você usar um Sazon que não seja para arroz, ele vai ter coloral e vai ficar vermelho quando ficar pronto. Se isso não é problema, use o colorido.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra