Dicas 1 - Quanto baste de sal a gosto

Volta e meia escuto reclamações sobre o que seria o tal "sal a gosto" ou o "quanto baste de sal". Tem gente que só consegue cozinhar com medidas absolutamente certas, exatas. Então, pode até parecer estranho, mas para estas pessoas, tenho uma notícia bombástica: cozinhar não é uma ciência exata! Cozinhar é arte. É paixão. E não inventaram ainda um medidor pra isso.

Cozinhar bem requer medidas, sim, é óbvio! Mas também requer experimentação! Você pode não acertar de primeira, e a experiência é que vai fazer você chegar lá.
Por isso, quando você lê "1 colher de chá rasa de sal", tem que ter em mente que essa medida pode não ser sal suficiente pra você. Ou até mesmo sal demais!

E aí você pode estar perguntando "tá, Le Gordon Chaton, e como é que eu vou saber se acertei?!"
Eu respondo: PROVE!
Isso mesmo, pegue uma colher limpa, sirva-se de um pouquinho daquilo que está cozinhando e sinta o gosto! Se não estiver perfeito como você queria, corrija! E se estiver horrível, jogue fora e comece de novo!

Tenha a certeza de que se você prova o que faz no início, à medida que vai aprendendo, as chances de errar quando você repetir o prato no futuro são bem menores.
Vai fazer um almoço pra receber os pais em casa e mostrar que já sabe se cuidar? Programou um jantarzinho a dois e vai se exibir pra sua cara metade? Nem pisque! Faça os pratos antes e prove tudo enquanto faz!
Dessa maneira, você já confere as medidas, o tempero, o ponto, o tempo que leva pra fazer os pratos, pra montar e servir, se precisa de algum outro acompanhamento, e assim por diante.

Está achando difícil? Então arrisque-se! Experimente e traga a cara-metade pra cozinha, vão bebericando um vinho, provando a comida juntos.
Cozinhar e ser feliz não teem medida. Tem que experimentar pra ver no que vai dar!

Então, é isso. Pega logo uma dessas receitas que são fáceis e vai pra cozinha!
Bom apetite!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra