Bons livros

Um bom chef ou bom cozinheiro sempre tem receitas.
Se ele ainda não criou as suas, normalmente segue algumas receitas de livros ou dicas dos pais, de amigos.

Eu juntei várias ao longo do tempo em que me meto na cozinha, e além daquelas de família, eu tenho alguns livros que recomendo pra quem quer se arriscar um pouco e se divertir. Nem todos são fáceis de achar, e nem sempre são baratos, mas valem cada centavo pago porque são cheios de ótimas dicas e sugestões.


Se você é iniciante na cozinha, eu recomendo o "Guia de Sobrevivência do Homem na Cozinha", da Alessandra Porro, Editora Objetiva. O livro é cheio de dicas e as receitas, além de fáceis de fazer, são super saborosas.


Outro nesse estilo é o "Sozinho na Cozinha", do André Fischer, Editora Jabuticaba. Assim como o livro, os pratos são mais sofisticados que o primeiro, e o efeito deles nos convidados é arrebatador. Tem receitas de pratos e drinks pra fazer desde um jantar a dois até um almoço a dez! Não é dos mais baratos, mas compensa o investimento.


Um que é clássico e até engraçado de folhear é o "Dona Benta: Comer Bem". O livro é tão completo que se você quer fazer um macarrão à bolonhesa vai encontrar até a receita pra plantar o tomate pro molho e matar o boi pra carne moída! haha
Tirando o exagero, esse é um dos livros mais completos que eu já vi, e é de grande valia pra quem quer mais informação na cozinha.


Pra terminar essa dica de hoje, fica também o "Le Cordon Bleu: Todas as Técnicas Culinárias", de Jeni Wright e Eric Treuille . Esse sim é técnico e ensina tudo, desde o básico. Como é feito por uma das escolas mais conceituadas de culinária do mundo, Le Cordon Bleu, o livro é sem dúvida uma fonte completa para consulta e aprendizado.

Além desses quatro, junte as receitas das caixas de Maizena, latas de leite Condensado, da festa do amigo, do almoço da mãe, do churrasco do pai, d o jatnar da tia, e monte o seu próprio livro! Esse vai valer mais do que os que eu indiquei, pois além de ser prático, o valor sentimental é incomparável!

Agor vai pra cozinha, vai!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra