Pastel de Choclo

Arre, que está ficando corrida essa vida!!!
Bom, voltando ao assunto, essa receita é de uma das coisas mais gostosas que eu comi nessas minhas férias.

Foto de Ricardo D'Angelo.

O Pastel de Choclo é uma espécie de torta salgada de milho feita no Chile, mas chamá-lo de torta é menosprezar o gosto desse quitute! Putz, troço bom!!!
Eu me bati um pouco pra achar uma receita que fosse boa como a que eu provei em Santiago e ao mesmo tempo fácil de fazer, e essa aqui eu achei no site da Revista Gula. A autora se chama Ximena Del Carmen Badra Muñoz e espero que ela não se importe de eu experimentar a receita dela e colocar aqui! =D
Quem gostar de milho e de salgado deve experimentar! Dá um pouco de trabalho, mas é boooom! Bom apetite! Te vejo na cozinha!

Ingredientes (pra 4 porções)
- 14 espigas de milho verde bonitas e tenras
- 1 litro de leite integral
- 1 maço de manjericão italiano, de folhas grandes (use 2 folhas para cada xícara de milho em grão)
- 150 g de manteiga
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 4 coxas de frango desossadas e sem pele
- 1 dente de alho amassado com um pouco de sal
- 2 dentes de alho picados
- 2 ovos cozidos duros
- 500 g de carne (patinho) sem gordura
- 100 ml de óleo de oliva
- 1 alho-poró picado (apenas a parte branca)
- 5 cebolas picadas
- 50 g de uvas-passas pretas sem sementes
- 1 pitada de orégano
- 1 pitada de cominho
- 50 g de açúcar para polvilhar
- Manteiga para untar
- Sal a gosto

Decoração
- Raminhos de manjericão

Como faz?
Descasque e limpe as espigas de milho, retirando as peles. Destaque os grãos com uma faca bem afiada e bata-os aos poucos no liquidificador, com o leite e o manjericão.
Peneire metade dessa massa. Misture tudo e leve ao fogo com 100 g da manteiga. Tempere com sal e junte o açúcar. Deixe em fogo brando, mexendo sempre, para não grudar, até obter um creme bem amarelo. Retire do fogo e reserve. Tempere o frango com o alho e asse-o untado com manteiga, em forno médio (180 ºC).
Retire do forno e reserve.

Corte os ovos em rodelas. Corte a carne em tábua de madeira, em pequenos cubos, e refogue em metade do óleo de oliva com o alho picado, o orégano, o cominho e o sal. Cozinhe até dourar, sem mexer. Misture o alho-poró e complete o cozimento. Em outra panela, refogue a cebola no óleo restante até dourar e ficar marrom e transparente. Misture a cebola com a carne e reserve. Em quatro refratários individuais (ou em um grande), untados com manteiga, distribua camadas do creme de milho, o recheio de carne com cebola, as rodelas de ovo, as uvas-passas e o frango. Cubra com bastante creme de milho, polvilhe com o açúcar e leve ao forno bem quente (cerca de 220 ºC), preaquecido, por 5 minutos. Reduza o fogo e espere até dourar bem.
Sirva quente, com os raminhos de manjericão.
2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra