Frango Assado pra 2 pessoas

Já que você já sabe fazer arroz e creme de milho, que tal agora um frango assado?

Ingredientes
- 1 frango de mais ou menos 800g
- 2 limões grandes
- 1 colher (chá, cheia) de folhas de alecrim
- 1 colher (chá, cheia) de sal (ou a gosto!)
- Algumas pitadas de pimenta do reino moída
- papel alumínio (pra cobrir quando for assar)

Como faz?
Se você comprar um frango inteiro no mercado, dê uma olhada se os pés, a cabeça e os miúdos não vieram dentro dele. Se estiverem lá, retire.

Coloque o frango em uma travessa grnde e fure toda a pele dele com um garfo. Despeje por cima dele o suco dos 2 limões, o alecrim, 1 colher (chá, cheia) de sal e umas pitadas de pimenta do reino moída. Agora, não tenha nojinho, esfregue esse tempero todo pelo frango, por dentro e por fora. Depois disso, deixe o frango descansar na geladeira por cerca de 1 hora.

Acenda o forno na temperatura máxima pra ir aquecendo e coloque o frango na assadeira com o peito para cima. Não jogue fora a marinada de limão!
Com um barbante ou outro fio (não sintético, senão derrete!), amarre as duas coxas bem juntas na altura do osso.
Alguns viram as asas do frango para trás, deixando presas por baixo dele. Eu já acho tortura demais, então deixo as asas pra frente mesmo.
Agora, dê um banho no frango, despejando a marinada de limão que estava na travessa (viu, não jogou fora, né?) por cima dele e cubra com papel alumínio.
Baixe a temperatura do forno para média e asse por uma meia hora (30 min).
Não precisa colocar óleo nem manteiga, porque tem gordura na pele do frnago que vai derreter. Se por acaso o forno estiver muito quente e a marinada toda derreter e começar aquele cheiro de coisa queimando, retire a assadeira, passe manteiga, azeite ou óleo no frango, e volte-o para o forno.

Depois da meia horinha, retiro o bicho do forno e remova com cuidado o papel alumínio. Cuidado porque vai sair vapor debaixo e pode queimar suas mãos!
Com uma colher, pegue o caldinho que ficou no fundo da assadeira e espalhe sobre a superfície do frango.
Volte ao forno por mais uns 20 minutos, mas dessa vez sem o papel alumínio. Afinal, você quer um frangote dourdo, não quer?

Sabe como você vê se está pronto?
Espete as juntas do frango com um garfo e se não sair nenhum líquido vermelho, ele está no ponto!

Antes de servir, desamarre as pernas dele pra ninguém comer barbante sem querer.

Tchau, te vejo na cozinha!

Atualização em 30/10/08: essa foto é do Frango Assado sobre o fogão amarelo da casa da minha mãe. Ela corta o bicho pela metade pra garantir um assado uniforme. Cada um tem um jeito! Experimente!
Frango Assado com Batatas - Share on Ovi
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra