Pão de Ló

Opa! Desculpa o atraso! Era pra ter vindo ontem, mas não deu.

Eu estou planejando colocar aqui também algumas receitas de bolo, então, pra começar, vou partir do basicão, certo? Um dos mais fáceis, e que depois é só variar o recheio, é o famoso Pão-de-Ló. Minha mãe faz um muito bom, com calda de laranja e creme de leite que é de lamber os beiços.

Eu fui dar uma sondada na internet e acabei descobrindo que o Pão-de-ló é um doce português! Mas peraí, Páo-de-ló é bolo!
Bom, enfim, além de simples de fazer, cada um pode comer como quiser.
Você pode comê-lo sem recheio, com um bom café com leite. Ou pode recheá-lo com doce de leite, geléias, chocolate... ou pode usar como base para rocambole! E por aí vai.

Ingredientes
- 4 gemas
- 4 claras batidas em neve (se tiver dúvida, olhe a Obs.2 aqui
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa, cheia) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de água fervente

Como faz?
Você vai precisar da batedeira, que é mais fácil.
Na tigela da batedeira, junte as gemas com a água fervente e bata até que a espuma suba perto das bordas. Acrescente o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, vá acrescentando a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (é, demora um pouco, mas seja persistente! Não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo).

Em seguida, acrescente o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima para misturar. São essa claras que vão deixar seu bolo fofinho, então faça com jeito.
Leve para assar em forno pré-aquecido quente em fôrma já untada e polvilhada com farinha de trigo. Eu prefiro forma retangular ou quadrada quando faço Pão-de-Ló pra facilitar se for rechear ou cortar pra rocambole.

Dica: antes de colocar no forno, bata a assadeira já com a massa algumas vezes em uma superfície dura para eliminar alguma bolha de ar que possa se expandir e fazer com que o bolo quebre na hora de retirar da forma.

Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio.
Desenforme com o bolo ainda morno.

Bom apetite! Agora vou jantar que está na hora.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra