Espaguete à Carbonara (de verdade)

Essa receita pode ser deixada de trunfo para aquele dia em que você quiser impressionar alguém enquanto cozinha. Ela é fácil de fazer, mas parece complicada, e o sabor... ah, o sabor...

Mas não saia por aí fazendo qualquer carbonara! Não vale o do pacotinho nem outro que mude os ingredientes desta receita aqui. Este é o verdadeiro!

Ingredientes
- 6 ovos
- 1/2 xícara (chá, cheia) de leite
- 2 dentes de alho amassados ou cortados bem pequeno
- 100g de bacon picado (com mais carne e menos gordura)
- salsinha
- 2 a 3 colheres (sopa, cheia) de azeite de oliva
- 500g de espaguete (grano duro!)
- 1 colher (sopa, rasa) de sal

Como faz?
Comece cozinhando o macarrão em uma espagueteira bem cheia de água. Siga a regra de 1 litro de água para 100 gramas de macarrão, e não precisa colocar nem óleo, nem sal na água. Se você não tiver espagueteira, nem panela grande, divida a quantidade para cozinhar direito.
Enquanto a água para o macarrão aquece, frite bem o bacon e o alho no azeite de oliva e reserve. Cuide para não queimar nem o bacon, nem o alho. A dica é aquecer o azeite, fritar o bacon, e quando ele começar a ficar pronto, inclua o alho na fritura. Não deixe queimar pra não ficar com gosto forte.
Misture os ovos e o leite em uma tigela, sem bater demais e reserve.
Cozinhe o macarrão, e quando ele estiver pronto, coloque a massa quente na panela com bacon e alho, tempere com sal e salteie* para misturar bem.
Apague o fogo e coloque por cima a mistura de ovos e leite sobre a massa ainda bem quente. Misture tudo muito bem, salpique salsinha e sirva IMEDIATAMENTE.

Fica delicioso e esse jeito de preparar e servir deixa o(s) convidado(s) de boca aberta!
Detalhe: essa receita não deve esperar por ninguém. Ela vai direto do fogão à mesa!

Bom apetite! A gente se vê na cozinha.

Dica 1: essa é a receita clássica, por isso não leva creme de leite, lingüiças e outros ingredientes.
Dica 2: saltear quer dizer que você agita a panela com os ingredientes fazendo com que eles "saltem" dentro dela, e assim misturando tudo sem mexer e acabar quebrando o espaguete.
Dica 3: se você ou algum convidado não é fã de alho, deixe-o de fora, mas sem substituir por nada.
Dica 4: não se preocupe com a mistura de ovo e leite. Ela termina de cozinhar no calor do macarrão, por isso é importante que ele esteja bem quente quando você colocar a mistura.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Macarrão com Alcachofra