Rolo Salgado da Tia Sandrinha

Sabe aquela receita quebra-galho pra matar aquela fome repentina?
Essa é uma delas. É simples de fazer, e você pode variar o recheio do jeito que quiser, com o que lhe apetecer. Eu gosto com carne moída ou com queijo e presunto, mas já está na hora de tentar com camarão e catupiry pra ver o que acontece.

Ingredientes pra Massa
- 3 xícaras (chá, cheia) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa, cheia) de margarina
- 1 colher (café, cheia) de sal
- 3 colheres (chá, cheia) de fermento em pó
- 2 ovos
- 1 copo de leite

Ingredientes pro Recheio
O que lhe der vontade!
Pode ser 250g ou 300g de carne moída com molho, ou queijo e presunto ou peito de peru cortados pequenininho, ou queijo e frnago desfiado com molho de tomate. Vale o que tiver sobrando na geladeira e na despensa.

Como faz?
Quebre os dois ovos em um copo, adicione o leite e misture bem. Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a margarina, o sal e o fermento em pó, e em seguida, inclua também os ovos já misturados com o leite. Misture bem a massa e deixe descansar por meia hora.
Descansou? Vamos abrir a massa então.
Pegue um rolo de macarrão ou uma garrafa de vinho vazia, sem o rótulo e limpa, ou qualquer coisa limpa que sirva como um rolo. Limpe uma superfície na cozinha, pode ser o balcão ou a lateral da pia da cozinha. Jogue farinha de trigo nessa área e vá abrindo a massa com o rolo. Não tem segredo nenhum. É só ir apertando a massa com o rolo em uma superfície enfarinhada que ela vai abrindo e ficando lisa e fina. Abra a massa até ela ficar com uns 5mm de espessura. Ela não pdoe ficar nem muito grossa, pra não ficar um rolo massudo, nem muito fina, pra não quebrar quando enrolar.
Espalhe o recheio e enrole com cuidado.
Pro rolo ficar dourado quando assar, pincele uma gema de ovo sobre ele. Se não tem pincel culinário, vale uma colher mesmo. O efeito não fica tão diferente.
Asse em uma forma untada com margarina por 30 minutos.
Sirva quente ou frio. (eu prefiro quente!)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra