Peru de Natal

Como canta Simone em todas as lojas de utilidades, "Então é Nataaaaaaal"!
Sendo assim, vamos de receita natalina!
Por mais que eu tente, nunca vou (nem ninguém mais vai) fazer um peru tão saboroso quanto o que minha Vó Laura fazia. Desista. Ela tinha algum segredo dela que deixava o peru temperado e congelado do supermercado o prato mais gostoso da ceia de Natal. A farofa era boa, as sobremesas, deliciosas, mas eu nunca mais comi nada parecido com o peru que era fazia.

Então, em homenagem à minha avó, aqui vai uma receita fácil de Peru de Natal!

Ingredientes
- 1 Peru temperado congelado (mais ou menos 8,0kg)*
- 3 colheres (sopa, cheia) de margarina ou manteiga
- 8 colheres (sopa, cheia) Azeite de Oliva
- 1 embalagem de Bacon em Cubos (+/-140g)
- 3 cebolas grandes
- 300g de azeitonas verdes picadas
- 1 1/2 xícara (chá, cheia) de ameixas pretas picadas
- 1 xícara (chá, cheia) de queijo parmesão ralado
- 1 pimenta dedo-de-moça, picada
- 4 xícaras (chá, cheia) de farinha de mandioca
- 1 maço grande de cheiro-verde picado
- sal
- 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga para a farofa de recheio
- 1 xícara (chá) de champagne ou vinho branco

Como faz o peru e a farofa?:
Descongele o peru sem retirar a embalagem. Acomode a ave dentro de uma assadeira ou um refratário grande e coloque na parte de baixo da geladeira por cerca de 72 horas. Retire o saquinho com os miúdos de dentro dele, se houver, e cozinhe a moela e o pescoço em água e uma colher de sopa, cheia, de sal. Corte o fígado, o coração e também a moela cozida. Desfie a carne do pescoço e junte aos miúdos e reserve para fazer uma farofa depois. Se você não gostar de miúdos na farofa (como eu), jogue fora...

Coloque o peru descongelado em uma assadeira grande, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (200ºC), previamente aquecido, para assar por 2 horas. Retire o papel, besunte a ave a cada meia hora com a margarina ou a manteiga e complete o cozimento até o termômetro pular (cerca de 2 horas e 20 minutos).
A assadeira nunca deve ficar totalmente seca! Se preciso, adicione 1 xícara (chá, cheia) de água.

Enquanto o peru assa, aqueça o azeite de oliva e o bacon, até que ele solte toda a gordura. Adicione a cebola, refogue por alguns instantes até ela começar a ficar transparente, e então junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta, a farinha de mandioca, o cheiro-verde picado e o sal. Acrescente os miúdos reservados, se gostar, e misture bem.

Acomode o peru assado na travessa que você vai usar para servir e remova cuidadosamente os palitos e o barbante. Para um toque festivo, faça umas botas com papel alumínio recortado ou use a imaginação. É Natal, oras!

Como faz o molho?:
Peru seco fica insosso, então pra garantir um molho à mais, leve a assadeira diretamente ao fogo, acrescente o champanhe e misture bem, raspando o fundo com uma colher de pau. Ferva por mais ou menos 10 minutos, coe para não ficar pedaços, passe para uma molheira e sirva em seguida, acompanhando o peru.

Dica 1: essa receita dá para 15 a 20 porções, então reduza o tamanho do peru de acordo com a sua família! Ou vá reutilizando as sobras até acabar! Logo coloca algumas receitas de "reciclagem" de peru!
Dica 2: prepare-se com antecedência, ou descongele com cuidado no microondas, seguindo as orientações do fabricante.
Dica 3: castanhas, nozes e avelãs sempre vão bem na farofa. Abuse!
Dica 4: o molho é opcional. Se o peru ficou bem assado e macio sem ficar seco, você faz o molho se quiser. Fica uma delícia com, mas vai bem sem também.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra