Bobó de Camarão

Esses dias teve Bobó de Camarão em casa e claro que eu não ia deixar essa passar.
Não é tão complicado quanto parece e tem o maior jeitão de verão.

Faz assim, olha:

Ingredientes
- 500 g de camarão pequeno ou médio, limpo e descongelado
- 1 kg de mandioca (aipim pra quem é daqui do sul)
- 4 colheres (sopa, cheia) de azeite de oliva
- 2 a 3 dentes de alho
- 4 colheres (sopa, cheia) de manteiga ou margarina
- 1 cebola
- 1 pimentão vermelho
- 1 garrafinha (200 ml) de leite de côco
- 4 colheres (sopa, cheia) de azeite de dendê*
- sal e pimenta-dedo-de-moça a gosto
- 2 colheres (sopa, cheia) de coentro fresco (vale o congelado também)

Como faz?
Corte os dentes de alho e a cebola bem pequenos e pique o coentro e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento (do talo para o bico), retire as sementes e corte em cubos (pequenos também).

Descasque a mandioca e corte em pedaços grandes. Essa parte dá um pouco de trabalho, mas compensa no final. Coloque os pedaços cortados em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até que a mandioca fique macia.

Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira, em fogo médio, e quando esquentar, acrescente o alho, refogando até dourar. Aumente o fogo, adicione os camarões e refogue por 3 minutos. Reserve. Não deixe muito tempo senão o camarão fica borrachudo.

Em outra panela, coloque a manteiga e derreta em fogo médio. Em seguida, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos e reserve.

No liquidificador, bata a mandioca ainda quente, o leite de côco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimentão e faça um creme, que vai ser o molho do bobó.

Em uma panela grande, vá juntando tudo: coloque o camarão refogado, o creme de mandioca e leve ao fogo alto. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo-de-moça picada. Desligue o fogo e acrescente o coentro.
Misture bem e sirva quente.

*Dica: se achar o azeite de dendê muito forte, não inclua na receita. O gosto fica um pouco difernete, mas o bobó continua gostoso do mesmo jeito.

Bom apetite! A gente se vê na cozinha.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra