Torta (ou lasanha) de Pão

Torta de Pão - Share on OviTem dias em que a gente chega em casa cansado e não quer muito saber de cozinhar... Aí, pra completar, você abre a geladeira e vê que não tem praticamente nada, só várias sobras por vencer.
Uma broa ou um pão de forma quase no fim da validade, umas fatias de queijo, de peito de peru ou presunto, uma sobra de molho de tomate aberta, um pouco de maionese no vidro quase vazio... Opa! Abra o olho, filhote!
Tem receita ali pedindo pra ser feita! Nada de desperdício!
Larga essa preguiça que te abate e vem pra cozinha!

Essa receita vai depender do tamanho da sua fome e quantas pessoas irão comer. Essa minha receita é para uma ou duas pessoas, mas é só adaptar dependendo da quantidade desejada.

Ingredientes
- 4 fatias de broa ou pão de forma
- 3 colheres de maionese (de preferência light)
- 3 colheres de molho de tomate
- 4 fatias de queijo
- 4 fatias de presunto ou peito de peru
- temperos secos ou frescos: manjericão, orégano, pimenta-do-reino, alecrim. Vai do seu gosto. Não tenha medo de experimentar, só não tempere demais!
- tem batata palha? Champignon? Azeitonas? Use!

Como faz?
Acenda o forno em fogo médio e deixe pré-aquecendo.
Em uma forma refratária retangular (eu usei uma pequena), disponha duas fatias da broa ou páo de forma. Cubra-as com uma colher de maionese e uma colher de molho de tomate. Coloque duas fatias de queijo, duas fatias de presunto ou peito de peru e polvilhe um pouco dos temperos. Eu usei orégano e pimenta-do-reino.
Passe maionese nas duas fatias de broa/pão que sobraram e cubra as que estão no refratário, como se estivesse fechando um sanduíche.
Agora, passe a terceira colher de maionese no outro lado das fatias superiores e cubra com molho de tomate. Disponha sobre elas o que sobrou: as duas fatias de presunto e as duas de queijo, e tempere novamente. Para deixar um pouco mais crocante, e como ainda tinha na despensa, eu cobri com um pouco de batata palha.

Asse sua torta por mais ou menos 20 minutos, até que o queijo em cima derreta ou comece a borbulhar. Sò cuide para não queimar.

Bom apetite! A gente se vê na cozinha.

Dica 1: o recheio pode ser complementado com champignons, azeitonas, alcaparras, palmito. O que você tiver em casa e estiver com vontade de comer.
Dica 2: não passe maionese demais para a torta não ficar enjoativa. (nem calórica demais!)
Dica 3: não tenha medo de experimentar diversas combinações de recheios e temperos! È assim que a gente aprende!
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra