terça-feira, 23 de junho de 2009

Molho de Gorgonzola

Nem todo prato que parece ou soa refinado é difícil de fazer, e eu constatei isso ao fazer um molho de Gorgonzola semana retrasada.



Quando alguém falava em Gorgonzola, eu já imaginava um prato chique e daqueles difíceis de fazer, e dessa vez, fiquei surpreso com a facilidade e a delícia do sabor desse molho. Saboroso mesmo. Você não entendeu, fica muito bom! :D

Eu servi com massa, rigatoni pra ser mais exato, mas ele vai bem com outras massas desse tipo, como o penne, o fusilli e até o espaguete que é mais fininho. Se apetecer, sirva com carne que o molho não faz feio.

A receita dá pra 4 pessoas com fome normal ou 2, esfomeadas. Faz assim, ó:

Ingredientes
- 150g a 200g de queijo Gorgonzola.
- 1 lata de creme de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino branca (se não tiver, pode ser a preta mesmo)

Como faz?
Coloque o queijo gorgonzola em uma panela, acenda o fogo, e vá desmanchando o queijo em pequenos pedaços, com um garfo.
Quando ele começar a derreter, acrescente meia lata de creme de leite e vá mexendo até ficar cremoso e sem muitos gomos. Quando quase começar a ferver, acrescente o restante do creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto e prove. Isso mesmo, prove para ver se precisar corrigir o tempero.
Mexa bem até ficar um molho cremoso.

Esse molho é mais gostoso quando servido na hora, então o melhor a fazer é colocar a massa cozida na panela com molho e mexer com cuidado para não quebrar a massa. Misturou, vai direto à mesa!

Bom apetite! A gente se vê na cozinha.

Dica 1) o cheiro do Gorgonzola é um pouco forte, mas o gosto é muito bom. O creme de leite ajuda a quebrar a estranheza no início.
Dica 2) quando servir o molho com carne, prepare o prato com a carne, despeje o molho por cima e sirva, para que ele chegue quente ao prato dos comensais!
Dica 3) não cozinhe a massa com sal na água. O sal do molho é que vai dar gosto e tempero ao prato, e não o sal da massa. Se você cozinhar a massa com sal, pode acabar salgando o prato final.
Dica 4) este prato é ótimo para impressionar quem lhe acompanhar! Sirva com um bom vinho tinto.
Postar um comentário