Escondidinho de Carne Moída


Eu ia esperar, mas esse escondidinho ficou tão gostoso que eu resolvi postar hoje mesmo.
Faça por etapas, como eu vou explicando a seguir, que não tem erro.
Você precisa de duas coisas: purê de batata e carne moída. Dá pra ir fazendo uma coisa, enquanto cozinha a outra, assim em mais ou menos meia-hora está tudo pronto.

Ingredientes
Para o purê, eu usei:
- 3 a 4 batatas grandes
- 2 colheres (sopa, cheia) de requeijão cremoso
- sal e pimenta à gosto
- um pouco de leite para amolecer se o purê ficar muito firme

Para a carne moída, eu usei:
- 500g de carne moída de primeira (peça pra moer a sua carne de preferência na hora que fica mais gostoso. Eu recomendo patinho ou coxão mole)
- 1 cebola cortada em cubinhos
- 1 dente de alho amassado ou picado bem pequenininho
- 2 colheres (sopa, cheia) de óleo para refogar
- 1 lata de tomates pelados
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal e pimenta do reino moída na hora, também a gosto.

Como faz?
Lave bem as batatas, descasque-as, corte em pedaços grandes e coloque-as para cozinhar em uma panela cheia de água. Coloque água até cobrir as batatas. Deixe em fogo alto mesmo e passe para a carne.

Corte a cebola em cubinhos e pique o alho. Em uma panela, aqueça o óleo e, em fogo baixo, coloque a cebola. Deixe-a refogar até começar a ficar transparente e acrescente o alho. Mexa bem e deixe mais um minuto. Não deixe o alho queimar, porque o gosto não fica bom.
Acrescente a carne moída e misture bem. Acrescente o sal e a pimenta e misture.
Deixe cozinhar sem ficar mexendo muito para não juntar água.
Quando a carne não estiver mais vermelha, coloque os tomates pelados, misture bem e deixe cozinhando com a panela meio tampada. Sabe como? Mexa de vez em quando.

Enquanto a carne cozinha, a essa altura as batatas já estão cozidas. Confira espetando um garfo. Ele deve entrar e sair bem fácil das batatas. Desligue o fogo, escorra e amasse as batatas na própria panela, usando um garfo ou um daqueles amassadores de batata. Quando ela estiver bem amassada, coloque as colheres de requeijão, tempere com o sal e a pimenta e misture bem. Se o purê ficar muito firme, coloque um pouco de leite. Coloque aos poucos, mexa e veja se precisa colocar mais. Há quem coloque manteiga ou margarina, mas como eu já coloquei requeijão, vou com leite mesmo pro purê não ficar tão gordo. Ele vai ficar assim:


Nesse ponto, a carne deve estar pronta, úmida, mas sem muito molho.
Use formas refratárias, do tamanho que quiser para montar as porções. Eu gosto dessas porções individuais, mas pode ser montado em uma forma maior também. Coloque uma colher generosa na forma e, com a mesma colher, espalhe em volta formando um cestinho.


Eu não untei nem passei nada, porque vou servir na própria forma, então não tem importância se grudar um pouco. Se isso for importante pra você, passe um pouco de manteiga ou margarina na forma, antes de espalhar o purê.
Recheie as cestinhas com a carne moída, como eu fiz nessa próxima foto:


Depois de recheadas, cubra com uma colherada generosa de purê de batata para tampar, igual a foto que está no começo desse post.

Se você for servir na hora, não precisa fazer mais nada. Se der vontade, jogue um queijo parmesão ralado bem gostos por cima.

Eu servi mais tarde, então os escondidinhos já tinham esfriado. Pra aquecer, você pode gratinar no formo convencional mesmo ou usar o seu microondas.
No forno convencional, pré-aqueça o forno por uns 5 minutos e disponha as formas dentro dele. Deixe em fogo médio (200º) até as tampas começarem a ficar douradas. Se lhe apetecer, coloque um pouco de queijo ou queijo ralado sobre os escondidinhos antes de gratinar.

No microondas, eu coloquei para reaquecer usando a função do microondas. Em 3 minutos e meio ele já estava no ponto. Teste no seu microondas e vá acompanhando para não queimar.

Bom apetite! A gente se vê na cozinha.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesto de Manjericão com Amendoim

Espaguete à Carbonara (de verdade)

Macarrão com Alcachofra